Perdeu o prazo do IPTU em Campo Grande? Saiba se há multa ou juros
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Vencimento do IPTU
Quem perdeu o prazo para pagar o IPTU em Campo Grande agora terá de quitar o imposto com juros e correção. A orientação é da Prefeitura, após o encerramento do vencimento para contribuintes que tiveram reajuste limitado à inflação. O prazo para quitar à vista foi nessa quinta-feira (12).
O prazo terminou nesta quinta-feira (15). A quitação do imposto poderia ser feita para aqueles imóveis que tiveram aumento de até 5,32%, índice medido pelo IPCA-E, conforme decisão judicial. Aqueles que tiveram aumento maior, terão os carnês emitidos em até 30 dias, segundo a Justiça.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Na manhã desta sexta-feira (13), contribuintes procuraram a Central de Atendimento ao Cidadão para tentar regularizar a situação. O movimento foi considerado normal. Algumas pessoas buscaram o atendimento por ainda terem dúvidas sobre a cobrança do imposto.
Quem não precisa pagar?
Consulta de débitos do IPTU em Campo Grande.
TV Morena/Reprodução
Segundo a decisão da Justiça, imóveis que tiveram aumento acima do IPCA-E não devem ter o boleto pago neste momento. Nesses casos, o município precisa recalcular os valores e emitir novas guias em até 30 dias.
A Prefeitura informou que, durante o último dia de prazo, o sistema apresentou instabilidade. Muitos contribuintes relataram dificuldade para acessar o site, consultar valores e gerar os boletos.
➡️A prefeitura disponibilizou site para população consultar as informações. Clique aqui e saiba se você deve pagar ou não
Ainda pela manhã dessa quinta, técnicos disponibilizaram um portal específico para consulta do imposto. O acesso é feito informando apenas a inscrição municipal. Mesmo assim, houve casos de contribuintes que não conseguiram concluir o pagamento dentro do prazo.
Um dos relatos é de um aposentado que tentou pagar dois carnês, com desconto, somando cerca de R$ 8 mil. Segundo ele, o código de barras indicava data de vencimento incorreta, o que impediu o pagamento. Sem conseguir emitir nova via, procurou a Central para negociação.
Em nota, a Prefeitura de Campo Grande informou que quem deixou o prazo vencer deverá pagar o IPTU com juros e correção monetária.